5 Principais benefícios do queijo para a saúde

5 Principais benefícios do queijo para a saúde

O queijo é uma ótima fonte de proteína e cálcio e bactérias que ajuda a regular o intestino. Para quem possui intolerância a lactose e gosta de queijo, optar por queijos mais amarelos e envelhecidos como o parmesão é uma solução porque possui muito pouca lactose e pode ser uma ótima fonte de cálcio especialmente.

Para fazer queijo é necessário coalhar o leite, um processo no qual a parte sólida, constituída por gorduras e proteínas, é separada dos líquidos. Dependendo do tipo de coalho e do tempo de envelhecimento, é possível ter queijos mais moles, como o cottage e a ricota, ou mais duros, como o cheddar, parmesão ou azul, por exemplo.

No entanto, todas as variedades de queijo possuem excelentes benefícios porque contêm os mesmos nutrientes do leite e do iogurte, como cálcio, proteínas ou vitamina B12. Porém, dependendo do queijo, as quantidades podem variar.

Além disso, o queijo também é fonte de probióticos, que são bactérias boas que ajudam a regular a flora intestinal, combatendo problemas como a prisão de ventre, excesso de gases ou diarreia.

1. Ajuda a emagrecer

O queijo é um dos alimentos mais ricos em proteínas, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, uma vez que este tipo de alimentos demoram mais tempo para passar do estômago para o intestino, reduzindo a vontade de comer mais.

Porém, os melhores queijos para emagrecer são os mais claros, como queijo fresco, cottage ou ricota, pois possuem menos concentração de gordura.

Além disso, novos estudos indicam que o butirato, uma substância que se forma no intestino após a fermentação do queijo, pode aumentar o metabolismo e, por isso, facilita a queima de gordura corporal.

2. Previne o câncer de intestino

O butirato, que se forma no intestino devido à digestão do queijo, que facilita o trabalho e a diferenciação das células intestinais, evitando que ocorram mutações neoplásicas ou que células alteradas se multipliquem para criar um câncer.

Além disso, esta substância também diminui o pH do intestino, diminuindo as chances de surgirem alterações malignas nas células.

3. Reduz o colesterol ruim

A ingestão de queijo ajuda a regular o funcionamento do intestino e fornece butirato essencial para o funcionamento das células intestinais. Quando o intestino se encontra saudável, também é capaz de produzir mais butirato e, quantidades elevadas dessa substância, ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol ruim.

Assim, ao reduzir os níveis de colesterol, o queijo também é uma ótima forma de proteger o coração e todo o sistema cardiovascular de complicações graves como pressão alta, insuficiência cardíaca ou infarto.

4. Regula o trânsito intestinal

Da mesma forma que o iogurte, o queijo também possui um elevado teor de probióticos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, evitando o surgimento de problemas como prisão de ventre ou diarreia.

Dessa forma, este é um alimento que ajuda a aliviar o desconforto de algumas doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn.

5. Fortalece os ossos e dentes

Fazer uma dieta com a quantidade correta de cálcio ajuda a manter os ossos saudáveis e dentes fortes, evitando problemas como a osteoporose. Como todos os produtos derivados do leite, o queijo possui bastante cálcio e por ajuda nessa função.

Porém, o queijo é mais adequado que os outros derivados pois possui uma mistura de proteínas e vitaminas B que facilitam a absorção do cálcio no organismo.

Quanto aos dentes, além de ser rico em cálcio, o queijo também protege contra a erosão de ácidos presentes em alimentos como o chá, café, vinho ou refrigerantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.